quinta-feira, 7 de julho de 2016

Medindo Inteligência Emocional

  Sabemos que temos níveis de inteligência emocional, portanto, não se faz uma medição de forma concreta. Existem estratégias e instrumentos que possam ser avaliados em três situações: A pessoa que está fazendo a avaliação, o mecanismo de medição e a estrutura básica para que o evento seja bem analisado. Algumas se baseiam em traços e outras, em habilidades. É possível termos uma ideia do nível de inteligência emocional usando apenas perguntas. Embora o resultado seja subjetivo, você poderá te-lo como referência algumas informações sobre o seu nível de QE (quociente emocional).
  É importante ressaltar que, conforme os resultados, você poderá se aproximar dos seus sentimentos e sentimentos do outro. Estabelecendo aqui as definições de sua linguagem emocional, conforme os resultados dos eventos. Confirma-se então a teoria de Daniel Goleman e Cary Chernis:
"capacidade de reconhecer e regular emoções em nós mesmos e nos outros" chamamos de Inteligência Emocional. Como seria isto na prática, em nossas vidas? Podemos diante mão, dizer que uma das formas seria observar suas reações ou reações do outro, conforme o estimulo de situações que lhes foram abordadas. Perceberem as causas e efeitos de sensações e sentimentos, refletirem sobre elas e tornar conscientes de suas linguagens emocionais.

Quais seriam as estratégias, para que isto ocorressem de forma eficaz?
Questionamentos com relação a postura no convívio social seu e de qualquer indivíduo. Como exemplo, eu diria se você tem espírito de liderança, ou seja, consegue apresentar soluções para certas dificuldades que possam ser atribuídas?
  Apresenta dificuldades em se comunicar?
  Possuem empatia?
  Seus amigos ou cônjuge diria que você apresenta grandes dificuldades para lidar com suas emoções?
  Você se irrita facilmente com seu conjuge e filhos por comentários ou circunstâncias inesperadas?
  Como você gostaria de ser tratada? E trata os membros da família da melhor maneira possível,para você ou para eles?

  Com isso, você poderá desenvolver relacionamentos de sucessos, evitar esgotamentos emocionais, lidar com membros difíceis, comunicar-se melhor, atrair, motivar e conquistar as pessoas que estarão ao seu redor.
Assim sendo, enriquecer as informações emocionais, poderá levá-lo a ter melhores tomadas de decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário